quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Obrigado, Dunga

Tá certo que a seleção brasileira não está jogando grande coisa. E que persiste a dúvida sobre quem é o mais apagado entre Diego, Ronaldinho e Alexandre Pato. Mas a vitória por 3 x 0 sobre a China foi uma das que mais comemorei nos últimos tempos, mesmo não sendo lá um fanático pela equipe canarinho.

(Prefiro o Corinthians. Assim como qualquer torcedor brasileiro da minha idade prefere torcer pelo seu clube e não jura amor pela seleção brasileira apropriada pela Nike e pelo presidente da CBF.)

Enfim.

Caminhava eu por uma rua perto da Praça da Paz Celestial, quando passei por uma lanchonete do McDonald's que transmitia o quebra-canelas. Decidi parar, apontar para o cardápio para pedir algo de comer e me abundar em meio a uns vinte chineses que gritavam o seu insuportável Zhongguo Jia You (Vai China, em mandarim).

Está acabando o primeiro tempo. Parece que não perdi muito.

Os locais ainda gritavam e o placar estava 1 x 0 para o Brasil. E o time da China só correndo para, quem sabe, conseguir uma vaga nas disputas do atletismo. Não rolou. Mesmo assim, o povo na lanchonete se empolgava com os piques dos comunistas.

Começo a falar sozinho, em português, demonstrando que quero que o time deles se arrebente. Não há mais nenhum outro estrangeiro ali. Os chineses me olham com cara de curiosidade, outros desviam e uns três conversam e riem. Minha paranóia nessas situações reforça que o assunto sou eu. E nada de o Brasil marcar mais.

Intervalo. Eu ainda sou o assunto. Vou comendo. Bem irritado.

Sigo no meu idioma e eles no deles. Concentro as minhas ofensas nos chinas que pareciam estar falando de mim. No meio de um xingamento, Thiago Neves começa a me redimir e marca o segundo. Comemoro de leve, com ar de quem já viu milhares de gols.

Apenas um soco no ar, sem gritar nada e com cara de indiferença para os chineses. Afinal, vencer no futebol é obrigação para brasileiro. "Podem gritar à vontade, seus manés!", digo eu.

E eles param.

Ficam conformados em ver alguns dribles bonitos do time brasileiro. Param de falar de mim. Começam a sorrir quando me olham --todos secam os estrangeiros aqui e é sempre com cara de "você é estranho pacas com esses olhos fundos!"

Eu quero é convulsão social com uns 5 x 0 no placar. Mas só rola mais um golzinho, que comemoro com um pouco mais de socos no ar e em silêncio. Os chinas desistem de torcer e só assistem ao jogo.

Celebro a vitória por um outro motivo. Por aqui muitos dizem que os negros não são gente de verdade. Amigos já testemunharam situações desse tipo antes dos Jogos Olímpicos. Por isso, quero que a China perca sempre que enfrentar a negrada.

Imagino que nem todos os chineses pensem assim, mas me senti um tanto redimido ao ver que o Brasil, cheio de afro-descendentes, bateu sem esforço no esporte mais popular do mundo o time da nação mais povoada e que se vê às portas do primeiro mundo.

Obrigado, Dunga. Por enquanto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não, não dá... se o Brasil ganhar esse ouro inédito, quem vai pagar o pato somos nós - que seremos obrigados a engolir o Dunga até a Copa de 2010.

No que depender da minha torcids, o futebol masculino vai tomar pau em Pequim. E o vôlei masculino, do mala do Bernardinho, também!

Anônimo disse...

Vai corinthians!!!!!!

Anônimo disse...

É isso aí, Dunga... traz essa medalha pro Brasil, e deixa o Luxa com cara de tacho, sendo novamente o 5º colocado no brasileirão...

Maurício, traz pra mim um escorpião desidratado daí, por favor...

Abraços!