quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Uma chance para o Rio discutir

São Paulo vai voltar aos braços da direita mais direitosa. Salvador vai superando o carlismo. Fortaleza começa a abandonar Ciro Gomes e Tasso Jereissatti. Belo Horizonte discute se vale ou não eleger um poste só porque ele tem amizade com o prefeito e com o governador. Porto Alegre segue dividida no seu Gre-Nal político entre PMDB e PT. E o que será que será do Rio de Janeiro?

Não sei dizer.

Eduardo Paes é do PMDB. Mas também passou pelo PSDB, que o alçou à condição de menino da Globo na CPI dos Correios, e pelo DEM, por afinidade política com o prefeito César Maia. Meu Deus, o que é César Maia? Nem ele mesmo deve saber.

Pois bem. O adversário dele é Fernando Gabeira, revolucionário que, segundo um ex-colega de guerrilha, era mais eficiente pedindo pizzas e fumando maconha do que pensando no que fazer para libertar o Brasil da ditadura. O mesmo Gabeira que foi do PT e há três anos flerta com o PSDB.

O que muda com a eleição de um desses dois? Paes é mais próximo do governador Sérgio Cabral. E se for eleito, ficará mais próximo do presidente Lula, cujo governo cansou de chutar em sua arrebatadora passagem pela Câmara dos Deputados.

Mas por que seria diferente se o vencedor for Gabeira? Ele também bateu sem cansar no governo Lula e, se eleito, cairá gostosamente no colo do Palácio do Planalto. Afinal, nenhum prefeito administra sem ajuda do governador e do presidente.

Então qual é a diferença? O que eles mostraram que farão de diferente de César Maia? Não moro no Rio, mas dá pra saber: nadinha. Nada que mereça ser chamado de algo.

Para a sucessão presidencial de 2010, tanto faz. Mas os candidatos poderiam ao menos se dar uma chance para discutir política. Política para a cidade, e não discurso udenista para a zona sul contra discurso populista para o povão.

Em São Paulo, cidade da única eleição municipal que realmente importa para o país, dá para entender parte do clima anti-Marta. Ela faz política e representa idéias, com as quais as pessoas concordam ou não (apesar dos machistas e das pudicas que a detestam porque ela se separou do panguão do senador Eduardo Suplicy).

Mas o que pensa Eduardo Paes sobre política? Dane-se que ele é amigo do governador. O que ele acha? Não sei quem saiba responder. E o rapaz já passou por sete partidos, já deveríamos saber o que ele pensa. Ou será que ele também não sabe?

E Gabeira? Tem mais alguma coisa além do discurso udenista-ex-petista pela ética e pela moralidade ou tem algo a oferecer além das perspectivas de fazer o Bolsa Tanga de Crochê?

Tentei saber, mas não consegui.

O último político do Rio que foi levado a sério é Leonel Brizola, um gaúcho. Antes dele, talvez tenha sido Carlos Lacerda, que hoje se sentiria à vontade no Democratas fazendo campanha por Jorge Bornhausen presidente. Alguém consegue ver o Rio muito diferente com Paes ou com Gabeira? Sinceramente, não consigo.

O segundo turno carioca pode ser ainda ser uma boa chance para os candidatos do Rio fazerem política. Já passou da hora de simpatia vencer eleição na cidade que tem o cenário natural mais lindo do mundo. Até porque votar por simpatia é coisa para caipira paulista.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vixi... várias e várias discordâncias, a começar por seu comentário no meu blog dizendo que a Soninha não é de esquerda. Numa boa: por que não? Porque saiu do PT?

Ora, quem é de esquerda, então? Lula??? Zé Dirceu??? Marta, que contou com o apoio FORMAL de Maluf no segundo turno de 2004?

Fala sério, né?

Outro discurso beeeeeeeem manjado (mais ou menos como aquele sobre a tal "imprensa golpista" - ô, coisa chata!) é esse de que a Marta é vítima de preconceito pelo eleitorado paulistano supostamente conservador. Balela!

E olha que vou votar na Marta no segundo turno, hein... Mas na boa, esse papo já cansou. Quando SP elege Erundina ou Marta, é porque a população já está madura politicamente; está aprendendo a votar melhor a cada eleição; está se acostumando à beleza do jogo democrático. Quando elege Serra ou Kassab (ou qualquer não-petista), aí é porque a população não sabe votar, é conservadora, é preconceituosa, etc. e tal.

Ah, cara, pára com isso, vai! Eu vou votar na Marta no dia 26, mas é bom os petistas e os simpatizantes do PT começarem a entender que democracia é assim mesmo: a gente perde e a gente ganha, ué! Faz parte do jogo aceitar a derrota e saber reconhecer as qualidades do adversário: a campanha do Kassab é quase perfeita, a propaganda na TV é disparado a melhor de todas e o governo dele tem, sim, coisas boas a mostrar. Tanto que o atual prefeito teve, sim, uma porrada de voto em bairros da periferia - é só ver o mapa eleitoral do primeiro turno.

E sobre o RJ, PELO AMOR DE DEUS!!! Dizer que Eduardo Paes e Gabeira dá no mesmo é brincadeira de mau gosto, né? Jesus!

A eleição do Rio é a que mais me empolga, disparado! Tô pensando até em ir pra lá num fim de semana para fazer campanha pro Gabeirão!

Anônimo disse...

O Fabio aí ta achando q ta aonde heim? Vem pro Rio então,hehehe.
V-i-a-j-o-u!
Gaberão,sei...
Resumindo:O post ta certíssimo!Tudo farinha do mesmo saco!
Ah,e nem é da boa,hahahaha.


C.V.

M.S. disse...

Com o respeito de sempre, caro, Fabio, candidata de esquerda não apoia o Kassab. Pode não apoiar a Marta, como fez a digníssima Erundina em 2004, mas não sobe no palanque da direita clássica. Em 2004 ainda tinha a hibridez do Serra para dar desculpa. Desta vez, nem isso. A do preconceito de parte da população existe, sim. Não teve uma vez que peguei taxi neste mês e não ouvi comentário preconceituoso contra a Marta. Vi o mesmo em colega de imprensa que a chamou de "prostituta". É fato. Como é fato que o governo do Kassab não é ruim. Mas a questão em São Paulo nunca é só o governo. É o pano de fundo de 2010. E apoiar Kassab é, sim, dar mais força ao PFL de nova roupagem. Quem é de esquerda não faz isso, como você mesmo demonstra ao não votar no Kassab no 2o turno apesar da decisão do partido. Sobre o Gabeira, ainda precisa convencer que é mais do que gente boa. Minha namorada é carioca, vota nele e também discorda de mim. Se ele é diferente como pessoa do Eduardo Paes, na hora em que sentar na cadeira de prefeito não sei o que ele faria de diferente. Muitos outros também parecem não saber. Abraço!

Anônimo disse...

Caro anônimo,

Vai te catar!


Savas,

Sua namorada sabe das coisas, amigo! Não dá para comparar a trajetória política de Paes e Gabeira, pô... E não acho o fim do mundo o Gabeira ser apoiado pelo PSDB e pelo DEM - a Marta, em 2004, que também teve o meu voto (e acho que o seu), contou com o apoio do Maluf, ué! Em 2002, votei no Lula que tinha como vice o José Alencar do então PL!

E não acho, mesmo, que o eleitorado paulistano seja conservador. Como Erundina e Marta foram eleitas, então? Os problemas da Marta nessa campanha de 2008 são dois: 1) A qualidade da campanha do Kassab e as muitas coisas boas que ele tem a mostrar; 2) Os erros da campanha da própria Marta.

Ah, e sobre a Soninha: ela não está apoiando o Kassab. Desde o começo, aliás, o partido já sabia que em um eventual segundo turno ela não subiria no palanque do atual prefeito ou do Alckmin. Não apóia a Marta, é verdade (o que acho perfeitamente natural depois da lamentável perseguição que Soninha sofreu dentro do PT), mas faz questão de dizer que se mantém distante de um possível apoio ao Kassab. O PPS apóia, a Soninha não.

Abraço!