sábado, 25 de outubro de 2008

Nada além da obrigação

Não dá para negar: a campanha do Corinthians na Série B pouco teve de comovente. O time, ao contrário do que alguns críticos previram no início do ano, sobrou na competição e garantiu o acesso à elite do futebol brasileiro, de onde nunca deveria ter saído, com várias rodadas de antecedência. Os jogadores e a diretoria não fizeram nada além da obrigação, já que até clubes menos portentosos como Atlético Mineiro e Botafogo retornaram um ano depois de terem caído. Isso tudo é fato.

Assim como é fato que o goleiro Felipe não fez nada além da sua obrigação ao pular o alambrado e se misturar a milhares de corintianos aliviados pelo retorno à elite do Brasileirão. Pode parecer algo muito fora do comum para quem não torce pelo Alvinegro, mas quem faz parte da torcida mais fiel do Brasil sabe que belas demonstrações como aquela são corriqueiras na história do Coringão. Felipe apenas seguiu uma antiga tradição do clube. Emocionar era com o Corinthians. E continua sendo.

No ano passado, assisti ao Corinthians cair para a segunda divisão enquanto trabalhava no plantão do fim de semana. Havia eleições na Rússia, referendo na Venezuela e três TVs ligadas nos jogos que decretariam o destino do meu time de coração no ano seguinte. Assisti aos três enquanto escrevia. Qualquer corintiano faria o mesmo. Não era mais do que a minha obrigação.

Perdemos. Senti o baque por dois minutos. Pensei em como neste ano a fórmula se repetiria: derrotas aumentadas e vitórias menosprezadas. É assim que acontece na periferia desde antes de 1910, ano em que surgiu o primeiro clube no Brasil, salvo engano, a ter um negro entre os seus dirigentes fundadores.

Depois de quase 11 meses de incômodo - nunca foi calvário, porque a certeza da volta à primeira divisão existe há meses -, assisti pela TV ao Corinthians cumprir sua obrigação.

Tudo bem, não foi nada demais voltar ao lugar devido. Mas foi bom demais reviver o heroísmo das pequenas coisas. Aquelas que um torcedor mais identificado com os troféus do que com o futebol não entende. Aquelas que só o Corinthians desperta em tanta gente.

Nada além da obrigação de quem é tão diferente dos outros.

4 comentários:

Rodrigo Damico disse...

Sensacional o Todo Poderoso de volta a Serie A!

Anônimo disse...

Pô, "torcida mais fiel do Brasil" é sacanagem com a do Mengão, né? ;)

Anônimo disse...

Impressionate foi a torcida da Globo pelo "coringão"À Globo, interessava a recuperação do Corinthians.O Corinthians tem sido forte aliado da rede dos Marinho na torcida pela renovação dos direitos de transmissão dos campeonatos. Em contrapartida, o São Paulo, dono de melhor situação financeira e livre de antecipações financeiras referentes a direitos de transmissão, tem se colocado à disposição da Record para discutir propostas melhores e eventual troca de canal.

E o meu Santos!Não caiu

Mauricio Svartman disse...

Comemorar a ascensão do Corinthians para a primeira divisão é como fazer churrasco quando um primo é solto da cadeia. A gente compra a carne, a cerveja, comemora mas... dá uma vergonha dizer o motivo da festa...