sábado, 4 de outubro de 2008

Eu ouvi, ninguém me contou

Na sexta-feira, antevéspera das eleições municipais, cobri a vistoria do prefeito-candidato Gilberto Kassab ao Parque do Povo, construído na popular área nobre do Itaim Bibi, zona sul de São Paulo.

Durante a caminhada, fui andando a esmo até que me vi caminhando lado-a-lado com um grão membro da administração DEM-PSDB, que conversava com alguns subprefeitos. E ele, que ao chegar conversou comigo e com outros colegas, disse aos companheiros de campanha, obviamente sem notar a minha presença:

"Está tudo caminhando para o nosso lado, a imprensa toda está a nosso favor", disse ele, que comentou também sobre a beleza do Museu do Futebol, recém-inaugurado.

Não publiquei o nome dele nem a declaração no texto que escrevi para o lugar onde trabalho porque não tenho a gravação. Não que seja crime dizer isso, mas vindo de quem veio serviria para referendar o óbvio não-lulante.

Nunca fui petista nem tucano, muito pelo contrário, mas não tem como não ver a falta de equilíbro da imprensa na cobertura das eleições paulistanas --as únicas que realmente interessam neste país, porque são as únicas que têm caráter nacional.

Para quem discorda da minha crítica, já exposta antes neste mesmo espaço, sugiro a leitura da capa do caderno DNA Paulistano publicado pela Folha de S.Paulo na véspera da eleição.

É absolutamente didático.

Há três colunas horizontais com três fotos para cada um dos que, segundo as pesquisas de intenção de voto, são os primeiros colocados na disputa.

Na primeira coluna aparece uma série com a petista Marta Suplicy acima da frase "O que eles propõem..."

Na segunda está Kassab. E entre a série de fotos dele e a do rival Geraldo Alckmin, o pessoal lê "... o que a cidade quer".

Dada a amizade entre Kassab e o governador José Serra e deste com a direção do jornal mais importante do país, me pergunto se não tem algo de verdade na piada que diz que a Folha vai começar a acompanhar o padrão do maior diário italiano.

E trocar de nome para Corriere dello Serra.

De fato, seria mais honesto.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tudo culpa do Serra, sempre ele. Na boa, será que o cara é tão poderoso assim?

Anônimo disse...

Volto a uma questão que eu comentava já em 2002: se o Serra usasse a peruca do Zacarias, ganharia tanto em carisma que não precisaria mais deste esforço em manter a imprensa aos seus pés.
Mas ninguém enxerga tão longe assim. Lamentável.

Anônimo disse...

Meu caro, daqui a pouco, com essa sua vida maluca, vamos organizar um caro "eu vou tirar você desse lugar"...