quarta-feira, 5 de março de 2008

Eu não gosto do São Paulo

Eu não gosto do São Paulo Futebol Clube. Nem um pouco.

Como nos últimos dias algumas pessoas me cobraram mais equilíbrio para dissertar as minhas teses futebolísticas --todo mundo tem as suas-- eu parto para o absoluto despaupério, sem medo. E prometo seguir apoiando o ódio mesmo daqueles que querem o fim do meu Corinthians. Sem que isso reduza minha antipatia pelo Tricolor.

Entre todos os clubes brasileiros, o único pelo qual não torceria em hipótese nenhuma é o São Paulo. Sou corintiano e confesso que torci pelo Palmeiras no Mundial de 1999. Preferi o eterno rival a torcer por time inglês, coisa que detesto.

Mas antes a coisa que detesto ao São Paulo.

Em 2005 (só pode ter sido para me incomodar mais) a coisa que detesto se entregou para o Tricolor, tricampeão mundial como Milan e Boca Juniors. Bloody English.



Tudo bem. Eu sei que o São Paulo é o clube mais campeão do Brasil. Que hoje é bem organizado, pelo menos mais do que os concorrentes brasileiros. E que tem jogadores bons no campo e fora dele, exemplos para as crianças, como Rogério Ceni e Aloísio.

Mas e daí? Não tenho direito a ter antipatia pelo São Paulo?

Nenhum clube do país foi tão próximo à ditadura. Nenhum tem tanto retrospecto de aliciador, tanto de jogadores como de estádios. Nenhum clube parece ter uma torcida que mistura tanta alienação pelo futebol com, algumas vezes, preconceito de classe.

Opinião controversa? Pode ser.

Mas por que será que o mundo não me autoriza a declarar minha antipatia pelo time do Jardim Leonor? Não temos todos o direito de detestar o Palmeiras ou ter ojeriza ao Corinthians? Negar esses sentimentos nos tornaria mais humanos?

Afinal, qual é o problema de eu não gostar do Tricolor? Vai contra a lei? Faz de mim um provável terrorista? Desvirtua algum princípio futebolístico básico? Promove, de alguma forma, violência? Serve de inspiração para teses de limpeza étnica?



Eu acho que não.

Tanto é que apesar de desejar breve aposentadoria ou saída para o exterior aos melhores jogadores são-paulinos, só posso agradecer ao Tricolor e à sua torcida, que conta, eu sei, com alguns respeitáveis integrantes, todos eles meus amigos.

Obrigado, São Paulo, tanto pelas glórias que me irritam como pelos mau-fados que comemoro. Comemoro teu azar tanto quanto o sucesso do meu próprio clube de coração. E o contrário também vale.

Agradeço por manter alerta o meu lado secador e por me inspirar a não abrir mão do direito de, respeitosamente, querer te ver mal.

Que continue assim, com cada um do seu lado.

7 comentários:

Anônimo disse...

o que isso interessa a sociedade?

Anônimo disse...

é um desabafo? calma torcedor...

Anônimo disse...

Ah, tudo bem, só o fato de um corintiano admitir publicamente que o São Paulo é o clube mais vencedor do Brasil, já é uma grande coisa!

;)

Nem precisa secar muito este ano, não... Apesar da vitória dramática de ontem, com essa bolinha acho que não vamos muito longe na Libertadores. Humpf.

M.S. disse...

Não é um desabafo, é só um comentário. Afinal blogs são para comentar dessas coisas sobre as quais não se escreve muitas matérias, não é? E estou escrevendo como torcedor, sim, que isso fique bem claro. Assim como espero que eu tenha sido claro suficiente para demonstrar meu desgosto não vem descolado do respeito, como um rival sempre deve ter para com o outro. Rivalidade só tem graça por essas coisas. Obrigado pela leitura!

Anônimo disse...

ok,acho que interpretei mal,mas fiquei surpreso por mostrar uma emoção de extinto e mítica sendo que nesse país o futebol é negócio dos mais obscuros existentes,não só com time de juvenal juvêncio,mas também com todos.

Anônimo disse...

sobre a leitura,descobri seu blog quando o paulinho publicou o texto "má-fé" no blog dele,gostei muito do texto e decidi acompanhar seu blog e até agora nao arrependi de ter colocado nos favoritos.

Unknown disse...

eu sou palmerense e qualuqer coisa que vá contra o são paulo eu apoio, porém quando comecei a ler o texto esperava alguns argumentos que eu pudesse usar contra os meus tantos amigos são paulinos. Não esperava apenas um "não gosto" tão gratuito.