quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Ibope

O jornalismo esportivo não se pauta muito pelo jornalismo. O jornalismo cultural também não. Juntando os dois, o que daria? Eu não sei dizer, mas que é ruim pacas, é sim.

Foi isso que me veio à cabeça ao ler o texto de um colega (?) na Internet, com o título "Corinthians faz Globo levar tombo histórico no Ibope" e ilustrado pela foto de um atleta do clube com as mãos no rosto, em sinal de desespero.

A partida da derrubada histórica foi a tediosa Barueri 1 x 1 Corinthians, pela sétima rodada do desinteressante Campeonato Paulista em uma Quarta-feira de Cinzas (contextualizar é jornalismo e ajuda a pesar as coisas).

Naquela noite, diz o colunista, "de acordo com o 'minuto a minuto', o jogo teve uma das piores audiências já registradas em um jogo de futebol exibido pela Globo, em São Paulo".

O rapaz afirma que ao fim do primeiro tempo a Globo somava 15 pontos e "incríveis 27 pontos para a Record", que exibia sua novela. Diz ele que é a primeira vez em que isso acontece durante um capítulo inteiro. Pois bem.

Surgiram então as sugestões de que a torcida do Corinthians teria desistido de acompanhar o clube, que não é Fiel coisa nenhuma, que a Globo estaria sendo repreendida por gostar demais do clube do Parque São Jorge, que tem de repensar se valeria pagar muito para transmitir os jogos do time na Serie B do Brasileirão...

Tudo muito lindo. Só faltou contextualizar.

- A Globo está sendo frequentemente derrotada no Ibope pela Record nas últimas semanas. Fantástico, novela, jornal. Todos perdendo, mesmo sem dependerem do Corinthians. Se o time não está no seu melhor momento, tampouco está a Globo.

- O Campeonato Paulista só interessa de verdade para clubes médios e pequenos. Os grandes têm outras preocupações, assim como os seus torcedores.

- A Record está investindo em muita coisa, inclusive em um novo jornal cuja primeira edição deve sair ainda em fevereiro. A TV está melhor e atrai mais espectadores. Ao contrário do que diz o repórter (?) os números da Record só são incríveis para quem não acompanha esse movimento.

- Quando as empregadas domésticas já começam a comentar da novela, é sinal de que o bicho está pegando de verdade. A Record copiou a fórmula da Globo e está fazendo sucesso com a sua teledramaturgia.

Dessas coisas, todos os funcionários da Globo e da Record já sabem. Mas parece que o colunista --hoje em dia todo mundo é colunista-- não foi avisado.

Outros incautos que repercutiram a notícia sem espírito crítico estão na mesma.

Nenhum comentário: