quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Fora de São Paulo, é tudo café-com-leite

Nada de bairrismo aqui. Mas alguém começar bem nos estaduais fora de São Paulo não é mais do que obrigação. Sou a favor de acabar com os estaduais, mas não tem como reconhecer que o único deles que realmente se sustenta é o Paulistão.

Se o São Paulo não está jogando tanto, o Corinthians sofre para atacar, o Palmeiras está em crise e o Santos se jogou na rua da amargura, nada disso estaria acontecendo se essas equipes estivessem no Cariocão, por exemplo.

Além da força maior dos quatro grandes paulistas ante os quatro grandes do Rio, ou os dois mineiros ou os dois gaúchos, o interior que disputa em São Paulo tem muito mais qualidade do que o dos outros estados. Basta notar que o Guarani foi campeão brasileiro. Bragantino e São Caetano já foram vices. Santo André e Paulista já levaram a Copa do Brasil. E por aí vai...

A quinta rodada do Campeonato Paulista mostrou essa diferença.

O Ituano sapecou o Palmeiras fora de casa, com direito a gol de calcanhar. O Corinthians, com um a menos, se satisfez em empatar sem gols com o Sertãozinho. E o São Paulo precisou dos últimos dez minutos de jogo para bater o Rio Claro, que jogava com 10 em campo.

Fora da terra de Piratininga, goleadas mil. Todas inúteis e o torcedor sabe.

Para que os times do Brasil começassem a temporada em nível mais alto, seria melhor disputar regionais, como o Rio-São Paulo, Copa do Nordeste ou sei lá o que. Até porque só bobo acredita que o Fluminense engrenou por golear algum analfabeto de bola por aí ou que o Cruzeiro vai disputar o mundial porque sapecou algum timeco de Itajubá. Estadual é pra jacu.

Um comentário:

F. Vives disse...

Você como corintiano deveria gostar do Paulista. Ou, no máximo, do Ramon de Carranza tropical que vocês venceram no ano 2000.
Campeão mundial mesmo só o Verdão em 1951!!! Chupa, Curíntia!