sábado, 10 de janeiro de 2009

O recado de Israel aos palestinos

Parafraseando ex-governador paulista Orestes Quercia, em meio a um protesto de professores acalmados na porrada, "democracia é muito bom, mas baderna eu não vou permitir". É esse o contexto da declaração repetida de Israel e seus amigos de que o Hamas é o maior inimigo dos palestinos, que elegeram os militantes extremistas para representá-los em Gaza.

O subtexto é "vocês elegeram esses vagabundos em um pleito justo, é verdade. Mas eles não gostam de nós e nós não gostamos deles. Tomem umas bombas aí e fiquem quietos por um tempo. Sabemos que a condenação internacional não vai demorar e vamos aproveitar o máximo para sufocar vocês".

O resultado será mais uma geração de homens-bomba palestinos. E Israel já deve ter medido as consquências que virão antes mesmo de entrar em guerra. Então por que tudo isso?

A resposta pode ter saído de uma declaração do chefe do Estado-Maior do Exército israelense (um cargo decorativo como é no Brasil).Segundo ele, o Hamas fez tudo por merecer e os rivais seculares do Fatah, moderados expulsos de Gaza, só reclamam por reclamar, porque também querem que o Hamas se arrebente para poder voltar à região.

Faz todo sentido para quem vê tudo sob a lógica da guerra. Não faz nenhum para quem enxerga o desperdício de mais uma geração por conta da falta de diálogo entre israelenses e palestinos. Para a maioria, o recado não chegou direito.

3 comentários:

Anônimo disse...

A continuar como está só pode haver um resultado: a Palestina será excluída do mapa.

Anônimo disse...

Por falar nisso. Você leu a respeito do "escândalo" envolvendo seu nome, a jornalista Renata Malkes, correspondente no Oriente Médio do canal Globonews e do jornal O Globo, publicou em seu blog "O outro lado da Terra Santa" uma "nota de esclarecimento? São coisas que só blogueiros consegue descobrir. Nada de grandes jornais falam sobre o caso

Anônimo disse...

É uma pena, dá muita tristeza mesmo dizer isso, mas acho que já desisti de ambos os lados nessa questão. Dói demais constatar que não há paz possível nesse conflito irracional. Esse pessoal vai ficar se matando até o fim dos tempos.