domingo, 25 de janeiro de 2009

Há fiéis da Renascer que me assustam

Eu tenho dois amigos que frequentam a Igreja Renascer em Cristo. Ao contrário do que muita gente preconceituosa defende por aí, ambos são pessoas muito inteligentes e nada manipuláveis. Nem fazem questão de dizer que frequentam os templos da polêmica entidade para evitar os pré-julgamentos que, certamente, viriam no trabalho, entre os amigos, onde fosse.

Mas eles certamente não se incluem no grupo de fiéis que se propõem a fazer uma marcha contra o Demônio por conta do desabamento da sede mundial da Renascer em São Paulo, onde morreram nove mulheres na semana passada. Um amigo me contou esses dias (não lembro quem, peço perdão pela falta de crédito ao meu informante) que lideranças da igreja justificaram o acidente com uma referência bíblica a Jó, cujos filhos teriam sido soterrados na própria casa dele. E o responsável por isso seria o Coisa-Ruim.

(Só falta eles se confrontarem na marcha da insensatez com um grupo satanista entoando a famosa música "Portão de ferro, cadeado de madeira. Na porta do cemitério encontrei o Exu Caveira".)

Neste domingo de aniversário da capital paulista, o apóstolo Estevam divulgou uma carta na qual diz que o templo "sempre esteve seguro, com toda a sua documentação legal, alvará, manutenções e limpeza. Suas reformas foram feitas dentro das mais rígidas normas de segurança, sob a supervisão de profissionais competentes e cuidadosos, de instituições e empresas reconhecidas".

Não cabe a mim questionar as lideranças máximas da Renascer: esse será o trabalho da Justiça dos homens, dos fiéis e da justiça divina (não sei se ela existe, mas dou o benefício da dúvida). Já viram motivos, sim, para contrariar o que diz apóstolo, que vive em Miami.

Não quero sugerir de qualquer forma que o apóstolo Estevam e a bispa Sônia não se importem com o que aconteceu no templo. Nem sequer duvido da possibilidade de que os líderes da igreja tenham sido enganados. Mas será que a maioria dos fiéis não consegue questionar os responsáveis diretos pela administração da igreja da Lins de Vasconcelos?

Fizeram uma reforma irregular, admitiram o problema apenas depois de pressionados pelo poder público e pelas famílias das vítimas e, em resposta, incentivam a marcha contra o Demônio, como se o Tranca-Rua tivesse sacaneado com a massa corrida e com o estuque da obra obviamente mal feita. Dá um tempo.

Mais do que do poder público, os fiéis da igreja precisam de gente inteligente dentro da própria comunidade, como esses meus dois amigos, para dar o devido peso aos fatos. Eles sabem que minimizar o incidente como se fosse coisa do capeta não ajuda nada. Espero que percebam que o momento que vivem será decisivo para a forma como a sociedade brasileira tratará a sua igreja daqui para a frente. Depois não adianta reclamar. Nem dizer as que eventuais críticas são obra do malvado exército do Belzebu.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não estava sabendo que eles já tinham jogado a culpa no Coisa-Ruim... Putz.

Daqui a pouco, vão culpar a Globo! Ou melhor, a Record vai culpar a Globo. Isso se não sobrar também para o Serra, né? Tudo é culpa do Serra! Hahahahaha!

Anônimo disse...

Savas,

Creio ser eu um dos dois amigos que você citou no início e no fim do seu texto.

Queria apenas fazer algumas considerações sobre o que você escreveu.

Infelizmente, muitas coisas que são faladas acabam mal interpretadas - com intenção? só Deus sabe... - pela imprensa.

Em momento nenhum - e isso eu posso dizer com propriedade - o acidente foi atribuído a qualquer força espiritual (seja ela qual for).

Temos o entendimento de que isso foi uma tragédia e inclusive a liderança da igreja aguarda a apuração dos fatos para que a verdade seja divulgada.

Mas o que temos visto, infelizmente, é uma caçada às bruxas no noticiário. Parece que fomos nós quem subimos no telhado para que a tragédia acontecesse, de forma premeditada.

Para nossa tristeza, a opinião pública acaba manipulada por essas versões amplamente divulgadas e a igreja sempre fica com a imagem de um bando de retardados que resumem o mundo a Deus e ao diabo. Estamos bem longe disso.

Sei que estou na contra-mão da grande maioria das pessoas que lê o seu blog - e eu sempre dou uma olhada por aqui -, mas achei importante frizar algumas coisas, ainda que o resultado não seja satisfatório.

Abração pra vc, Savas, e muito obrigado - mais uma vez - pela força e preocupação que vc demonstrou no dia do acidente.

Sucesso, companheiro!

Anônimo disse...

O tom deste texto tá legal.

Anônimo disse...

Nada contra os protestantes e a religião, mas não entendo porque há quem segue uma Igreja onde é notório que seus líderes enfrentam problemas com a justiça?