domingo, 27 de julho de 2008

Para quem são as Olimpíadas

Acordei cedo no domingo para fazer junto de um amigo que estuda aqui um dos trajetos da Grande Muralha da China. Logo às 7 da manhã dava para ver em um quarteirão ao lado uma horda de homens saindo de casinhas mal ajambradas e cercadas de tapumes.

São migrantes. Vieram para construir instalações olímpicas, mas são proibidos de permanecer na cidade durante os Jogos. E mesmo que pudessem, não teriam condição de pagar pelos ingressos, nem sequer os que custam o equivalente a sete reais.

São esses os que mais estranham a presença de estrangeiros. Ao ponto de pararem na sua frente, te medirem dos pés à cabeça e fazerem cara de espanto sem a menor parcimônia. Muito exótico.

Este país se diz "socialista com economia de mercado". Seja lá o que isso quer dizer, o fato é que há milhões de migrantes como os deste bairro periférico de Pequim e eles não vão participar da festa.

A pouco mais de 100 quilômetros da cidade, visitei um dos trechos da Grande Muralha da China no domingo. Com a ajuda de um tradutor, conversei com alguns dos guias locais, que te encontram no meio do caminho e oferecem um tipo de hospitalidade intrusivo e algumas lembrancinhas por valores módicos.

Perguntei a uma das guias, de pele e dentes surrados pela falta de cuidado, se ela pretendia assistir aos Jogos, nem que fosse pela TV. A resposta da senhora, cujo nome não me atrevo a tentar escrever, foi de que não há tempo: depois de passar o dia levando turistas, ela tem de plantar grãos à noite para garantir o sustento.

Nessa mesma condição vivem outras 73 pessoas que residem aos pés dessa parte da muralha e dos turistas que ali frequentam.

É para esses turistas que as Olimpíadas de Pequim foram feitas, com muita economia de mercado e bem pouco socialismo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ma oe! Esse Savarese é muito cara-de-pau! Olha lá! Ele vai apanhar...

Anônimo disse...

Atenção posso ser entendido Troll Pró China:

Pelo amor de Deus! é por isso que não respeito jornalista nenhum. O sr tem a cara de pau de me dizer que não sabe o que é socialismo de economia de mercado sendo esquerdista!!! Vá ler primeiro Valter Pomar para poder criticar com fundamento, não com esses relatos dramáticos que beiram à demagogia.

Anônimo disse...

anonimato = dislexia?

Anônimo disse...

Anônimo, você não entendeu nada. Favor estudar mais.

Beijão

A luta continua amanhã