sexta-feira, 3 de abril de 2009

O Holocausto como exemplo

Existem acontecimentos na história que são intoleráveis por conta da covardia daqueles que os perpetuam, não interessa contra quem. A perseguição aos judeus pela Alemanha nazista é um dos mais claros desses eventos atrozes, tanto é que ganhou um nome apenas para designá-lo. A noite do terror, em que forças americanas e britânicas arrasaram Dresden com bombas blockbuster em áreas civis, é outro. O massacre de palestinos nos campos de Sabra e Chatila, também. A banda RPM nos anos 80, quem sabe.

Por isso mesmo, não consigo ler com uma boa dose de enfado e outra de "Que porra é essa?" quando vejo cidadãos aparentemente normais gritarem comparações de situações meramente patéticas com grandes crimes da humanidade. Esse é o caso do senhor Clóvis Victorio Mezzomo, brasileiro, neto de italiano, com pele branca e olhos verdes. Diz ele que é jornalista e empresário (acabei de me livrar de um tipo desses e a experiência realmente não foi boa).

O nobre senhor entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) por considerar que o presidente Lula fez uma afirmação racista ao dizer que a crise foi criada por gente branca e de olhos azuis, na semana passada. Até aí, tudo bem. A declaração permite essa interpretação, embora eu não entenda que isso faça do mandatário um homem racista.

O problema é a comparação feita pelo tio Mezzomo.

"A História está repleta de exemplos dramáticos e traumáticos de efeitos da discriminação. Dentre eles, citamos o holocausto sofrido pelo nobre povo judeu."

Não dá.

Fico particularmente irritado quando vejo gente usar o Holocausto como se fosse uma ida à feira de domingo. Não há defesa para quem diz que Israel tem políticas nazistas na sua relação com os palestinos. Assim como também não há para gente como o seu Mezzomo, que transforma uma afirmação bobalhona em comparação com a maior atrocidade da história recente.

Vai ler um livro, seu Mezzomo. Deixa de ser mané.

Um comentário:

Fábio disse...

Lula foi infeliz mais uma vez, mas o seu Mezzomo é um bobão mesmo. É sério isso?