terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Obama já fez besteira

Quando prometeu o governo mais ético da história recente dos Estados Unidos em sua campanha eleitoral, o presidente Barack Obama colocou a barra lá no alto, numa posição quase impossível para que os republicanos o atingissem em cheio.

Pois o rapaz acaba de completar a segunda semana no cargo e acaba de perder seu secretário da Saúde, Tom Daschle, um dedicado democrata que teve problemas com a receita federal. Problemas parecidos com os de outros membros do governo, como o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, que acabou ficando no cargo.

Comecinho miserável.

Para piorar, Obama soltou um cândido "I screwed up" para falar sobre as indicações mal feitas, com um sorriso de canto de boca, quase que dizendo "Estou começando e as críticas que vocês fizerem não vão me pegar tão cedo". Alguém que disse ter tido a capacidade de julgamento para ver que a invasão do Iraque seria um erro ficou bastante longe disso no seu início de Casa Branca.

Não escrevi uma linha sequer sobre a posse do rapaz porque realmente não achei que pudesse acrescentar alguma coisa, diante do turbilhão de textos e opiniões publicados. Depois da segunda semana, quando o governo Obama já acumula razões para ser criticado, a imprensa mundial ainda é indulgente com o presidente americano. Governar assim eu também consigo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Lambanças logo de cara, sem dúvida. Pelo menos ele admite que "screwed up", né?

E o oba-oba da imprensa mundial em relação ao novo presidente dos EUA já está mesmo começando a irritar. Mas nenhuma lua-de-mel é eterna, fique tranquilo.

M.S. disse...

Aliás, devo passar aí na ESPN nos próximos dias. Manda um contato teu pro meu mail e a gente almoça por aí. Abraço!

Anônimo disse...

Cara, o meu e-mail é fa_matos@hotmail.com. Mas vem logo porque estou saindo da firma daqui a duas semanas! :)