quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Lula e a música de Guilherme Arantes


A música que mais odeio é cantada pelo chatíssimo Guilherme Arantes. Chama-se "Lance Legal", mas poderia ser chamada de "Ode ao Babaca". O trecho que mais me irrita é o refrão infame:

"Meu momento é agora, meu caminho é feliz/Se há uma crise lá fora não fui eu que fiz/Então viver é um lance legal/Tem que ter um certo sabor/Muita calma durante, loucuras no final"

Ou seja, dane-se o mundo todo. Eu me basto, dá licença?

Nos últimos dias eu tenho me lembrado dessa música quando ouço o presidente Lula falar sobre a crise econômica. Não que ele não tenha sido otimista desde o começo. E acho inclusive que deveria ser.

Mas já passou do ponto. Que pelo menos ficasse quieto, porque não é o otimismo dele que faz sua alta popularidade, mas sim o fato de as pessoas saberem que a origem da crise não está no Brasil.

Ao mesmo tempo elas sabem que os problemas não passaram e que vão, sim, pegar um pouco da economia real, embora o Brasil tenha boas chances de sair dessa melhor do que outros emergentes.

Sem contar que tanta positividade pode contaminar gente mais simples que pode se enfiar num crediário sem ter condição de pagar daqui alguns meses, quando o efeito vier mais pesado.

É hora de comedimento, não de euforia. Parece tão óbvio isso.

Otimismo babeta definitivamente não é um lance legal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Irritante mesmo. Aliás, ele já passou do ponto há muito tempo - mas parece cada vez mais distante de perceber isso, principalmente por conta dos sucessivos recordes de popularidade que a CNT/Sensus escancara quase toda semana. Humpf.

Anônimo disse...

Hahaha não pude deixar de lembrar de você cantando "Então viver é um lance legal".