domingo, 15 de fevereiro de 2009

Falta de lógica sobre o Morumbi

Adoro esse pessoal que acha que a economia é maior do que a vida. Eles são muito divertidos. Em meio à discussão sobre número de ingressos dedicados à torcida corintiana no clássico contra o São Paulo, eles desfilam vários argumentos, em favor do São Paulo ou do Corinthians, como se a reação do outro lado fosse sempre automática, levando em conta apenas pequenas turbulências políticas, todas sanáveis, e como se os benefícios a se obter fossem óbvios (o Consenso de Washington ia na mesma linha).

Primeiro: em vez de a omissa Federação Paulista de Futebol arcar com o ônus da decisão, até para esfriar o clima tenso com o São Paulo, atribuiu ao clube a decisão de tomar a medida num campeonato que terá apenas um turno. O Corinthians obviamente não poderia retribuir no clássico seguinte pelo torneio, visto que ele pode nem sequer acontecer.

Segundo: no meio da eleição, a diretoria do Corinthians jogou para a galera. Mas a galera apoiou em peso. E, com isso, o São Paulo, que tinha bom relacionamento com o clube mais popular do estado, um aliado importante na discussão de direitos de TV (muuuuito mais importante do que os ingressos), se deu mal.

Terceiro: imagine, caro leitor, que você vai investir num estádio. Você pagaria mais por um lugar que receberia, digamos, três grandes clubes ou pagaria mais num lugar que receberia apenas um? E imagine o que aconteceria com esse investimento no estádio de um clube só, se numa temporada ele não se classificasse para o único torneio pelo qual a torcida inteira se interessa de verdade?

Quarto: imagine, caro leitor, que você tem a maior torcida numa região. E que tenha de jogar todo fim de semana para 40 mil pessoas, quando poderia atuar para 70 mil? Qual é a vantagem? É só pra fazer bico e alardear a própria incompetência para construir seu próprio estádio?

Romper tradições pode parecer muito moderno. Ou, como dizem os yuppies do mundo todo, "faz sentido". O problema é que a vida vai além da suposta objetividade lógica que esse pessoal apregoa. Nada é menos lógico do que o futebol. Ele imita a vida. E na vida, às vezes 10% são mais importantes que 90%.

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito briga por nada A regra é clara, como diria tio Arnaldo, e não há nada errado em disponibilizar 10% dos ingressos ao time visitante. Que o Corinthians o faça no jogo com seu mando no Brasileirão, no Pacaembu. E está tudo certo.

Esse Paulistinha é tão chato, mas tão chato e desinteressante, que sempre aparecem essas polêmicas para ver se o campeonato ganha uma pimentinha. Humpf.

M.S. disse...

Tá certo nada. Mais de 30 feridos. Tá errado.

Anônimo disse...

Não sei Savarese, quando se fala de investimentos em um novo estádio para a Copa.

Construir um novo estádio na cidade de São Paulo não faz sentido. Não acredito que 3 grandes clubes utilizariam ele com frequência, pois Palmeiras e São Paulo já têm os seus.

O Pacaembu, que hoje é a casa corintiana ficaria vazio. E não precisamos de mais um estádio vazio na cidade, tendo em vista que na média, no máximo as equipes levam 20 mil torcedores por rodada em SP.

Claro que o beneficiado com a escolha do Morumbi é principalmente o São Paulo F.C., e isso está longe de ser bom para as outras torcidas, concordo.

Mas investir para construir um novo estádio parece um desperdício, já que temos obras estruturais na cidade mais importantes para receber a copa.

Primeiro, é difícil encontrar um terreno para a construção de uma arena para 80 mil pessoas nesta cidade, e colocar esta arena em Guarulhos ou lá na pqp da zona leste não é uma boa saída.

Segundo, que daqui alguns anos teremos estações de metrô próximas ao Morumbi.

Deixem que invistam em mega arenas na Bahia, Fortaleza e etc... lá que realmente as torcidas comparecem em peso, muito mais do que um Corinthians X São Paulo no paulistão. Lá que são mais carentes de infra estrutura e investimento.

Hoje em dia essa é minha opinião, posso estar errado, mas até 2014 tem muita coisa pra acontecer,

abraço

Anônimo disse...

E que diabos têm a ver os 30 feridos com os 10% de ingressos?

Esses bandidos brigam sempre, em todos os clássicos, e brigariam com 10%, 20%, 30% ou 90% dos ingressos destinados à torcida X ou Y.

É por essas e outras que, felizmente, nunca fui a um clássico paulista. E jamais irei, muito menos meus filhos.

Anônimo disse...

Também não entendi a relação dos 10% com os feridos, mas também não concordo com a generalização de que todo torcedor briga.

Anônimo disse...

Savarese,

O que achou dos vídeos do Milton Leite no youtube?

M.S. disse...

O que eu acho dos vídeos do Milton Leite vai aparecer na edição de março da FourFourTwo... rsrs