segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Olha só quem voltou a Pequim

Faltam só três dias para eu ir embora. E apenas agora, a quatro dias da abertura das Paraolimpíadas, vi mendigos andarem pela capital chinesa. Como toda sede de Olimpíadas, Pequim expulsou os seus pedintes semanas antes da abertura. Apesar das restrições para entrada na cidade e para ficar na rua esmolando, eles retornaram.

Também voltaram os jovens vestidos com roupas militares de camuflagem. Durante os Jogos só vi um deles, sempre o mesmo, perto do hotel ontem ficava o espaço do Comitê Olímpico Brasileiro em Pequim. Agora são montes.

Um amigo que vive aqui suspeita que eles sejam alguns dos tais paramilitares que fazem serviços pouco adequados para as tropas oficiais. Aqueles serviços que envolvem segurar a onda do pessoal de Taubaté (região cheia de monges budistas).

Faz sentido.

A ausência sentida nesses dias é a da poluição. Desde domingo dá para ver o horizonte sem nenhuma nuvem de nevoa nem de carvão --é movida a esse combustível que a China acelera sua economia em 10 por cento ao ano. Tudo bem, logo a poluição volta para se juntar à festa e encurtar o tempo de vida de quem vive por aqui.

Os picos de poluição de Pequim podem ser três vezes superiores aos picos de São Paulo, segundo dados oficiais. Três vezes mais.

Me faltam três dias aqui.

Estou me sentindo no fim de uma longa maratona. Mas estou tão desorientado que nem sei em que posição da prova eu estou.

Falta pouco, vamos lá.

3 comentários:

Anônimo disse...

Você volta quando, cara? No vôo do dia 4 também?

M.S. disse...

Vou às 2 da manhã do dia 5. Impossível achar você aqui, mandei email e nada!

Anônimo disse...

Putz, cara, nos últimos dias troquei de hotel e fiquei com uma conexão de merda - sem acesso ao hotmail, acredita? Só peguei tua mensagem ontem!

Eu embarco nesta madrugada, logo mais. Um mês depois, lá vamos nós!

Boa viagem pra ti também!