domingo, 14 de dezembro de 2008

Ronaldo é pai


Passado o frenesi da chegada do gordinho ao Corinthians, ainda me espanta o fato de pouca gente ter destacado a importância de o rapaz ter assinado com o clube paulista muito por causa do seu filho Ronaldo, torcedor do Alvinegro.

O fenômeno de marketing pode ser flamenguista, ser doido por dinheiro e gostar do Rio de Janeiro, mas deve saber que o clube mais importante do Brasil é, sim, o do Parque São Jorge (não é o mais campeão nem o mais rico, mas só pelos sentimentos que desperta, contra e a favor, não há outro no mesmo nível).

Para o público internacional, talvez uma mudança para o Flamengo tivesse sido melhor, visto que, como conta o professor Maurício Stycer no seu blog, a maioria dos correspondentes estrangeiros, sabe-se lá o motivo exato, vive no Rio de Janeiro: mais de 100 em cerca de 150.

A grana iria aonde ele fosse, ainda que se tratasse da Portuguesa, que está longe de ter a torcida que o Corinthians tem apenas no bairro do Tatuapé, por exemplo. A opção pelo Parque São Jorge é também para satisfazer ao filho, ouvi de gente que o conhece bem na semana passada no Rio de Janeiro.

Tem gente que acha que tudo que acontece se deve única e exclusivamente à grana e ao marketing e se esquece que algumas vezes as coisas mais singelas podem estar por trás de grandes movimentos econômicos. Perderam o encanto.

E apesar de não ter gostado da idéia a princípio, aprovo a comoção que tomou conta dos torcedores em seguida. Ronaldo, que tem uma das mais belas histórias de superação no futebol mundial, pode até não ser um sucesso esportivo quando jogar. Mas só pelo encanto que trouxe para os menos azedos, já valeu a pena.

9 comentários:

Anônimo disse...

Que isso fique só entre nós, mas estou pensando seriamente em ir a algum jogo do Corinthians em 2009 só para vê-lo em ação de perto...

Ronaldo é o maior jogador brasileiro que vi jogar e talvez o segundo do planeta, atrás apenas de Zidane.

Mesmo se não der certo, já deu. E não vou admitir perder a chance de dizer aos meus netos que um dia vi o Fenômeno bem de perto.

Anônimo disse...

Você é um jornalista à la Milly Lacombe?

Que torce o nariz para o sucesso do São Paulo? ("mas deve saber que o clube mais importante do Brasil é, sim, o do Parque São Jorge, não é o mais campeão nem o mais rico")

Parece um pensamento mais ou menos assim: "Não temos um estádio, não temos libertadores, frequentemente estamos em meio ao caos e crises, mas somos a torcida mais apaixonada e o clube mais autêntico".

Não acho que a torcida do Flamengo está atrás da do Corinthians, como podemos ver a média de público destas torcidas.

Concordo num ponto: Corinthians realmente desperta emoções contra ou a favor.
Talvez porque seus maiores adversários, são clubes mais expressivos do que os adversários do Flamengo.

É diferente a rivalidade entre Corinthians/São Paulo/Palmeiras/Santos/ que sempre estão na disputa, do que
Flamengo/Vasco/Botafogo/Fluminense que, não raro, tem aspirações menores.

A imprensa internacional mal sabe das rivalidades do Corinthians ou qual é sua torcida organizada. Tanto como dos outros times brasileiros.

Discutir qual clube é o mais importante do Brasil sempre será subjetivo.

Títulos intenacionais, média de público, estrutura, estádio próprio, paixão da torcida?

Luzo disse...

santa inocência, Sava!

Unknown disse...

Corinthians não tem os titulos e a estrutura do São paulo, nem tem a torcida do Flamengo.

Senão botava 30.000 todo jogo no Pacaembu.

RR disse...

Sava, tú tá sendo muito inocente.

M.S. disse...

Caros, só para dizer a vocês meus critérios subjetivos que levam à conclusão de que é o Corinthians o clube mais importante do Brasil: 1) É o clube mais popular do estado mais rico do país. 2) É o clube que tem mais torcedores na sua base. O Flamengo tem mais torcedores fora da sua base do que no Rio. 3) Tem disputado títulos importantes nos últimos 20 anos. O Flamengo, não. 4) Os corintianos gastam mais com o seu clube do que os são-paulinos. Assim como os anticorintianos também gastam com produtos relacionados ao clube do Parque São Jorge. 5) Os adversários do Corinthians na sua base disputaram mais títulos importantes nos últimos 20 anos do que os do Flamengo. 6) O São Paulo vive o maior momento da sua história porque tem em campo o maior ídolo da sua história. O Corinthians divide manchetes e preferências e está longe de ter o seu maior ídolo em campo. 7) Mesmo sem conquistar Libertadores e tricampeonato nacional, o Corinthians divide atenção da mídia do país todo com o São Paulo. 8) O Corinthians tem torcida representativa em quase todos os estados do Brasil. A do Flamengo sem dúvida é maior em muitos deles, mas existe pelo menos desde 1930, quando o clube começou a excursionar pelo país. O Corinthians só viajou pelo Brasil pelos idos de 1950. E está sediado numa cidade que não tem o chame do Rio, que há algumas décadas era capaz de irradiar preferências mais do que São Paulo. 9) A torcida do Corinthians participa mais do que a do São Paulo. Qualquer são-paulino que freqüente estádios e seja razoável diz o mesmo. 10) Basta olhar para quem recebe mais dinheiro da TV e para os maiores Ibopes dos últimos anos. A TV se adapta para transmitir jogos do Corinthians. E se tiver de escolher entre Corinthians e São Paulo, quase sempre a escolha é pelo Corinthians.

Abraço a todos!

Anônimo disse...

1- Mesmo com torcedores a mais em sua base do que o Flamengo, quem leva mais público ao estádio é a equipe carioca.

2- A exposição que o Corinthians tem na mídia deriva mais de factóides e crises do que organização e sucesso. Basta lembrar: Desclassificação da Libertadores e agressão dos jogadores por parte da torcida "fiel", Crise entre Ricardinho e Marcelinho Carioca e posterior racha no elenco, Brigas entre Luxemburgo e Marcelinho, MSI trazendo dinheiro obscuro, titulo de 2005 contestado pelo Inter no escândalo da arbitragem, queda para série B, Queda do Dualib, agora a contratação de Ronaldo... Nenhum clube teve tantas novelas para expôr. Este tipo de mídia é dispensável, mas dá muito ibope.

3- De onde saem dados de que o Corinthiano gasta mais que os São Paulinos? O programa Sócio torcedor do Corinthians fracassou anos atrás.

4- Meu pensamento segue esta lógica:

Corinthians foi fundado mais de 20 anos antes que o SPFC, identificado com as massas formou a maior torcida, enquanto o SPFC por muitos anos priorizou a contrução do Morumbi ao invés de formar grandes times. Para um time com estigma "elitista" e com consagração mais relevante apenas nos últimos 20 anos, ter a terceira maior torcida do país é algo digno e não me parece mal se o SPFC leva em média 12.000 no Morumbi ao invés de 16.000 o Corinthians.

5- É inegável que o Corinthians dá mais ibope, por ter a maior torcida do estado, nisso não há dúvidas. Mas todos seus argumentos, agora não mais subjetivos, se referem mais a sua torcida do que pelos feitos do clube.

O torcedor de um grande clube sempre vai achar que o seu é o melhor.

A minha opinião: Mudando de ares, o clube mais importante do nosso continente é o Boca Juniors. Tem uma torcida das mais fanáticas, titulos expressivos e reconhecimento de todos, não só da sua torcida. Viajando para algum país europeu e entrando numa loja de materiais esportivos, provavelmente você só vai encontrar a camisa do Boca dos países Sul Americanos. Mas o Boca é o mais relevante porque ganhou de tudo, tem torcida, história e uma boa extrutura, todo um conjunto.

Algo que as equipes brasileiras estão buscando.

M.S. disse...

Caro anônimo: seus questionamentos são pertinentes (por que não se identifica, rapaz?)
1 - o Flamengo tem o Maracanã a preços módicos para levar público. Eu mesmo já vi jogo de estadual no Rio por 10 reais. Em SP o Corinthians usa o Pacaembu, com muito menos gente, por ingressos que custam pelo menos 20 reais. E mesmo assim o Flamengo só voltou a subir forte na média de público com a arrancada de 2007.2 - boa parte da exposição na mídia se deve ao que vc citou. Mas o Corinthians só tem essa exposição porque tem uma história que justifica. É o clube que gera mais amor e ódio ao mesmo tempo. E isso dá ibope. 3 - O sócio torcedor não é referência para nada. No Brasil só o Inter conseguiu fazer isso direito. Nenhum clube o encara como principal fonte de receita. Os corintianos gastam mais com pay-per-view, com produtos oficiais e piratas e por aí vai. Todos os marketeiros reconhecem isso ao longo dos anos, assim como reconhecem que o Sao Paulo tem melhorado os seus numeros graças ao sucesso em campo.4 - os 20 anos de diferença não dizem nada. fosse assim, a torcida do corinthians deixaria de existir por causa do jejum de 21 anos, que pega toda uma geração, não acha? sobre o baixo número de torcedores: 12 mil torcedores quando seu time briga pelo titulo é pouquíssimo. Não tem como discutir isso.5 - concordo que o clube mais importante da america do sul seja o boca. ele une paixão ainda maior que a de um corintiano e ainda mais títulos do que o são paulo ou qualquer outro por estas bandas.

abraço!

Anônimo disse...

Olá,

Chegando num "consenso", a torcida do SP deixa a desejar pela fase que o time passa, mas na minha opinião suas médias de público não são absurdamente distantes das torcidas do Palmeiras e Corinthans.

Quando citei o Boca é porque esse clube atingiu um nivel de reconhecimento que vem de fora e não só dos seus próprios torcedores, porque, em qualquer roda, seja de comentaristas ou num boteco qualquer, dizer que o Corinthians (ou mesmo o ou o SP), é o mais importante clube do Brasil estará muito longe do consenso que existe quando falamos do Boca Juniors.

PS: Nota no Painel da Folha de SP ontem dá conta que os São Paulinos compraram mais pay per view que os Corintianos em 2008.

PS2: Mas os Corintianos ainda ganham na audiência.

Abraço!