A internet é uma ferramenta sensacional. Mas ela torna as pessoas muito mais frias com o sentimento alheio. E isso é particularmente verdadeiro quando se trata de futebol. Na rede mundial, ter respeito pelos adversários é quase "coisa de viado", como já li um torcedor comentar no Orkut. Neste domingo de dúvidas sobre se ainda vamos chamar o campeonato brasileiro deste ano de Madonnão 2008, os vascaínos me deram a certeza de que ainda que haja dignidade no fracasso, o povo dos nossos tempos converte o sangue, o suor e as lágrimas dos rivais num riso cínico, insensível e escroto.
Um riso que vai muito além do tom de galhofa.
Não sou vascaíno. Sou antipático a Eurico Miranda. Não sou fã de Edmundo. Mas como não se comover com Pedrinho, vascaíno desde pequeno e que via seu clube do coração ser rebaixado? Como o encolhimento de um adversário histórico pode aumentar o tamanho de quem comemora o seu rebaixamento?
Nos minutos finais da derrota para o Vitória, os vascaínos cantaram o hino do clube. Sinal de grande dignidade. Um tipo de dignidade que só a derrota ensina. Um tipo de dignidade que passa longe de quem se diz vencedor às custas apenas do sofrimento dos outros.
Mudamos (01/16)
Há 8 anos
7 comentários:
O choro do Pedrinho é de arrepiar mesmo. Mas o Vasco de Eurico precisava mesmo chegar ao fundo do poço, como o Corinthians de Dualib. O time cruzmaltino também vai renascer (eu acho, hehehe).
Ah, e "Madonnão 2008" é forçar demais a barra, não?
Gostei do modo como você comentou o rebaixamento, namoradinho. Ver o Pedrinho chorando cortou nosso coração.
beijinhos vascaínos
O titulo do SP foi incontestável pra ser chamado de "Madonnão"...
Ah, vc é corintiano não?
Engraçado que não vi comentário falando do sofrimento do torcedor do Figueirense, nem mostrando nenhum torcedor seu chorando, com certeza tb n veria se fosse o Náutico o rebaixado, n teve esse drama todo quando foi o Grêmio ou o Atlético-MG. O Brasil parece se resumir ao eixo Rio-São paulo só eles podem só eles sofrem. Além do que o Vasco é grande, vai subir.
Eu também acho que o São Paulo não tem culpa de nada até que se prove o contrário. Mas acho prudente esperar para saber se haverá algo digno de ser investigado. Por isso há dúvida, sim, sobre se o campeonato foi sacramentado ontem. Esperemos. Sobre o sofrimento: uma coisa é torcer por um time tetracampeão brasileiro e campeão da Libertadores que cai para a segunda divisão. Outra é torcer por um time que nunca foi campeão de nenhuma competição nacional. O torcedor do Figueirense sofreu, sim, mas não sabe o que é ser campeão nacional para contrabalançar. O do Vasco sabe.
Acho que não há contestação sobre domingo, porque o episódio veio à tona antes da última rodada.
Que a história é ruim para a reputação do campeonato é inegável, mas cheiraria pior se tudo aparecesse na segunda de manhã, fossem remarcados jogos e etc.
A CBF acerta pela rapidez mas peca pela falta de tranparência nas informações.
Agora, analisando elenco, clássicos, o campeonato como um todo. Grêmio campeão?
Errei quando apostei que o SPFC não seria campeão quando estava 11 pontos atrás, errei quando acreditei no Palmeiras campeão, mas sempre tive certeza que o Grêmio, com um elenco esforçado, não seria campeão. Foi até longe demais.
Oi Savarese,
Não sabia que vc tinha um blog.
Não acompanho muito de futebol...mas é triste sim. Sou poucos como esse Pedrinho que ainda realmente estão de coração pelo seu time no campo...A maioria só quer é dinheiro.
Postar um comentário