É bonito ver como o Mixto ficou contente em ser campeão do Pantanal. Ou se emocionar com a comemoração dos jogadores do CSA ao quebrarem o jejum de títulos em Alagoas. Mas para os grandes clubes do Brasil, acostumados a disputar grandes torneios, que diferença faz ser dono da coroa estadual?
Para mim, nenhuma.
Por isso, só dá para achar graça ao ver o treinador do Palmeiras dizer que sofreu uma goleada diante do Sport pela Copa do Brasil, valendo vaga na Taça Libertadores, porque o foco era a final do Campeonato Paulista, diante da Ponte Preta.
Ou ver o Flamengo ficar na dúvida sobre se pouparia seus melhores jogadores para ser campeão estadual, e não para enfrentar o América do México fora de casa pela competição continental.
Ou ver o Cruzeiro usar seus melhores jogadores na primeira partida da final do Mineiro, quando goleou o Atlético por 5 x 0, em vez de poupá-los para enfrentar o Boca Juniors em Buenos Aires.
Eu sou da época em que não havia essa dúvida. Libertadores é o que importa e a Copa do Brasil importa exatamente porque vale vaga para a Libertadores. Simples assim.
A vitória nos torneios estaduais vale para clubes que não têm a menor chance de grandes glórias nacionais, nesse país continental que é o Brasil. Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e muitos outros não precisam disso para serem grandes.
A rivalidade que surgiu nesses torneios há décadas é plenamente atendida no torneio nacional. Então por que mantê-los?
É melhor um Brasileirão mais longo do que um torneio nacional logo após essas inócuas competições. Se o Valdívia é mesmo craque, quero vê-lo enfrentar o Fábio Luciano. Se o Marcelo Moreno é mesmo artilheiro, quero vê-lo enfrentar o Henrique. Se o Obina é mesmo iluminado, quero vê-lo enfrentar o Thiago Heleno.
Estadual é pra jacu.
Mudamos (01/16)
Há 8 anos
4 comentários:
Estadual é um saco. Ainda bem que o Brasileirão tá logo aí, enfim!
"boi, boi, boi, boi da cara preta, segunda divisão com camisa violeta"
Ah, então vc nem liga de estar na segundona, né? E de ficar por lá? rs
E ai? Vamos atualizar esse blog?
Postar um comentário