terça-feira, 6 de maio de 2008

Campeões estaduais -- e daí?

É bonito ver como o Mixto ficou contente em ser campeão do Pantanal. Ou se emocionar com a comemoração dos jogadores do CSA ao quebrarem o jejum de títulos em Alagoas. Mas para os grandes clubes do Brasil, acostumados a disputar grandes torneios, que diferença faz ser dono da coroa estadual?

Para mim, nenhuma.

Por isso, só dá para achar graça ao ver o treinador do Palmeiras dizer que sofreu uma goleada diante do Sport pela Copa do Brasil, valendo vaga na Taça Libertadores, porque o foco era a final do Campeonato Paulista, diante da Ponte Preta.

Ou ver o Flamengo ficar na dúvida sobre se pouparia seus melhores jogadores para ser campeão estadual, e não para enfrentar o América do México fora de casa pela competição continental.

Ou ver o Cruzeiro usar seus melhores jogadores na primeira partida da final do Mineiro, quando goleou o Atlético por 5 x 0, em vez de poupá-los para enfrentar o Boca Juniors em Buenos Aires.

Eu sou da época em que não havia essa dúvida. Libertadores é o que importa e a Copa do Brasil importa exatamente porque vale vaga para a Libertadores. Simples assim.

A vitória nos torneios estaduais vale para clubes que não têm a menor chance de grandes glórias nacionais, nesse país continental que é o Brasil. Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro e muitos outros não precisam disso para serem grandes.

A rivalidade que surgiu nesses torneios há décadas é plenamente atendida no torneio nacional. Então por que mantê-los?

É melhor um Brasileirão mais longo do que um torneio nacional logo após essas inócuas competições. Se o Valdívia é mesmo craque, quero vê-lo enfrentar o Fábio Luciano. Se o Marcelo Moreno é mesmo artilheiro, quero vê-lo enfrentar o Henrique. Se o Obina é mesmo iluminado, quero vê-lo enfrentar o Thiago Heleno.

Estadual é pra jacu.

4 comentários:

Anônimo disse...

Estadual é um saco. Ainda bem que o Brasileirão tá logo aí, enfim!

Anônimo disse...

"boi, boi, boi, boi da cara preta, segunda divisão com camisa violeta"

Anônimo disse...

Ah, então vc nem liga de estar na segundona, né? E de ficar por lá? rs

Anônimo disse...

E ai? Vamos atualizar esse blog?